Preconceito

ImagemSER DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA!

O preconceito pode ser definido como a antecipação de idéias, sem ponderação ou conhecimento dos fatos.  Sua predisposição pode ter origem em crenças estabelecidas ou superstições que podem gerar sentimentos e até atitudes negativas.

Para Adorno (1950), um estudioso do comportamento humano, a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais. Partidárias do seguimento às normas e do respeito às tradições, elas são hostis com aqueles que desafiam as regras sociais. Respeitam a autoridade e submetem-se a ela, bem como se preocupam com o poder da resistência. Ao olhar para o mundo através de uma lente de categorias rígidas, elas não acreditam na natureza humana, temendo e rejeitando todos os grupos sociais aos quais não pertencem. O preconceito é uma manifestação de sua desconfiança e suspeita.

Com base no que foi citado acima, podemos concluir que o preconceito de modo geral é um fator limitante para que possamos seguir no caminho do desenvolvimento pessoal e para relações interpessoais mais positivas. Todos nós em algum momento temos atitudes de discriminação em maior ou menor grau em virtude do preconceito. O que fazemos muitas vezes é negar que ele existe que faz parte de nós. O policiamento de nossos pensamentos e atitudes se faz necessário para manter a paz interior e social. O desenvolvimento da tolerância com o que é diferente ou contrário às nossas crenças e convicções é sem duvida o caminho para relações mais harmoniosas.

Todo e qualquer tipo de preconceito (idéias) e discriminação (atitudes) é  representada pela ignorância que pode ser expressa de modo cruel e covarde.

É preciso ter consciência de que as diferenças existem e essa sabedoria chega através do exercício da tolerância. É nosso dever desenvolver o entendimento e respeito pelo outro, caso contrário a intolerância será expressa pela falta de humildade e humanidade, podendo acarretar em isolamento daquele que exerce o preconceito.

Vamos rever nossos conceitos!!!

Grande abraço

Anúncios
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Auto Conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: