O interesse e a busca por uma alimentação saudável é crescente entre aqueles que buscam qualidade de vida e saúde. Este interesse tem motivado os veículos de mídia a prover atualizações constantes sobre o assunto, considerando que investigações científicas na área de nutrição têm progredido em diversos países e demonstrado avanços positivos.
Esta rede de pesquisas científicas tem estudado desde valores nutricionais dos alimentos até a influência genética nas estruturas e funções da digestão, na absorção dos nutrientes e suas interações metabólicas. Hoje já sabemos que o perfil genético é um dos fatores a ser considerado na resposta individual aos nutrientes. Assim sendo, o que pode ser bom para uma pessoa, pode ser ruim para outra.
As áreas mais recentes de pesquisas que estudam estas influências, com o objetivo de promover a saúde e prevenir riscos a doenças são:
Nutrigenômica – estuda a influência dos nutrientes de uma dieta na expressão dos genes e como eles regulam os processos biológicos.
Nutrigenética – investiga o efeito das variações genéticas que podem alterar a resposta aos nutrientes. Exemplificando, o individuo pode ter o gene de determinada doença, mas ele pode ser controlado através da nutrição.
É fundamental compreender que existem muitas influências sobre a escolha dos alimentos em uma dieta individual, além da quantidade e composição dos alimentos ingeridos.
Em uma análise do estado nutricional, é importante determinar fatores biológicos envolvidos nos processos de ingestão, digestão e absorção dos nutrientes no metabolismo.
Individualmente, questões psicológicas exercem influência no comportamento alimentar bem como pressões socioeconômicas que venham a determinar o consumo de alimentos considerando fatores como custos, disponibilidade, género, idade, cultura, ambiente, rede social e comunitária. É relevante também considerar o estilo de vida dos indivíduos e os comportamentos em relação à própria saúde.
Este conjunto de elementos individuais é complexo e devidamente amparado em conhecimentos científicos, trazem à tona reflexões sobre como os alimentos presentes em uma dieta habitual podem interferir de forma positiva ou negativa, a curto ou longo prazo, no estado nutricional de cada individuo.
Os nutrientes são a matéria-prima para a manutenção da vida, que regulam diversas funções e fornecem energia para todas as células do organismo. Essa matéria-prima deve ser de boa qualidade e atender as exigências do corpo nas várias fases da vida.
A dieta equilibrada e nutritiva deve garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais em quantidades que variam de acordo com as necessidades individuais. É preciso estar atento para manter este equilíbrio!
O correto entendimento e conhecimento da influência de dietas equilibradas e seus efeitos no organismo é questão básica para a manutenção da saúde e proteção do bem estar.
Fique bem! Grande abraço,
Gleise
Bom conteúdo, obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa