A influência da dieta na saúde.

Balanço nutricional

O interesse e a busca por uma alimentação saudável é crescente entre aqueles que buscam qualidade de vida e saúde.  Este interesse tem motivado os veículos de mídia a prover atualizações constantes sobre o assunto, considerando que investigações científicas na área de nutrição têm progredido em diversos países e demonstrado avanços positivos.

Esta rede de pesquisas científicas tem estudado desde valores nutricionais dos alimentos até a influência genética nas estruturas e funções da digestão, na absorção dos nutrientes e suas interações metabólicas. Hoje já sabemos que o perfil genético é um dos fatores a ser considerado na resposta individual aos nutrientes. Assim sendo, o que pode ser bom para uma pessoa, pode ser ruim para outra.

As áreas mais recentes de pesquisas que estudam estas influências, com o objetivo de promover a saúde e prevenir riscos a doenças são:

Nutrigenômica – estuda a influência dos nutrientes de uma dieta na expressão dos genes e como eles regulam os processos biológicos.

Nutrigenética – investiga o efeito das variações genéticas que podem alterar a resposta aos nutrientes. Exemplificando, o individuo pode ter o gene de determinada doença, mas ele pode ser controlado através da nutrição.

É fundamental compreender que existem muitas influências sobre a escolha dos alimentos em uma dieta individual, além da quantidade e composição dos alimentos ingeridos.

Em uma análise do estado nutricional, é importante determinar fatores biológicos envolvidos nos processos de ingestão, digestão e absorção dos nutrientes no metabolismo.

Individualmente, questões psicológicas exercem influência no comportamento alimentar bem como pressões socioeconômicas que venham a determinar o consumo de alimentos considerando fatores como  custos, disponibilidade, género, idade, cultura, ambiente, rede social e comunitária. É relevante também considerar o estilo de vida dos indivíduos e os comportamentos em relação à própria saúde.

Este conjunto de elementos individuais é complexo e devidamente amparado em conhecimentos científicos, trazem à tona reflexões sobre como os alimentos presentes em uma dieta habitual podem interferir de forma positiva ou negativa, a curto ou longo prazo, no estado nutricional de cada individuo.

Os nutrientes são a matéria-prima para a manutenção da vida, que regulam diversas funções e fornecem energia para todas as células do organismo. Essa matéria-prima deve ser de boa qualidade e atender as exigências do corpo nas várias fases da vida.

A dieta equilibrada e nutritiva deve garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais em quantidades que variam de acordo com as necessidades individuais. É preciso estar atento para manter este equilíbrio!

O correto entendimento e conhecimento da influência de dietas equilibradas e seus efeitos no organismo é questão básica para a manutenção da saúde e proteção do bem estar.

Fique bem! Grande abraço,

Gleise

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Nutrição, Saúde
Um comentário em “A influência da dieta na saúde.
  1. Priscila disse:

    Bom conteúdo, obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: