Vitimismo – livre-se deste personagem

cristian-ferronato-pixabay    
Arte: Cristian Ferronato/ Pixabay

Nós somos o produto de cada pensamento e crença que alimentamos. Eles são o termômetro de nossas realizações. 

Quando acreditamos que nossos problemas são resultado de algo fora de nosso controle, que foram gerados por outras pessoas ou que somos sempre injustiçados, desprezados, sem sorte, corremos o risco de assumir o papel de vítima.

À medida que assumimos esse papel podemos cair em uma armadilha, onde incorporamos um personagem que não faz parte de nossa personalidade. Nesta postura consciente ou inconsciente podemos eleger situações e uma ou mais pessoas que facilitem o desempenho deste papel.

Atuamos como chantagistas emocionais, rancorosos, ressentidos, amargurados e sempre insatisfeitos, exigindo demais dos outros, mas retribuindo com ingratidão. Este comportamento negativo torna-se nocivo à própria vida e aos outros.

Na posição de vítima abrimos mão de nossas responsabilidades, nos tornamos dependentes e infantilizados, não conseguimos enxergar que somos nós que criamos as situações que vivemos.  E assim geramos um grande obstáculo para o nosso crescimento e desenvolvimento.

Subestimamos o poder de nosso cérebro em validar nossas crenças negativas alojadas em nosso subconsciente. É comum ouvir uma série de razões e desculpas como explicações para os insucessos e infortúnios.

O vitimista tem como característica a presença do sentimento de autopiedade o que dificulta sua capacidade de promover mudanças, sendo necessário um trabalho de autoconhecimento que facilite o ato de assumir responsabilidade e entender seu papel em sua frustração.

Quando reconhecemos nosso poder em promover mudanças nas várias situações da vida, damos o primeiro passo para nos livrar do sofrimento. Isso nos ajuda a encarar as dificuldades de forma mais realista e assumimos a responsabilidade sobre nossas vidas e nossas atitudes.

Invista em você!  Liberte-se do fracasso!  Acredite em si mesmo e em sua capacidade de transformação.

Um grande Abraço,

Gleise Bini

Anúncios
Marcado com: , , , , , , ,
Publicado em Auto Conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: