A magia dos aromas no estresse

aromaterapia-shutterstock

Se você está precisando de uma forcinha para driblar o estresse, os óleos essenciais podem ajudar e muito no resgate do seu equilíbrio!

O estresse interfere na atuação do sistema nervoso e altera bastante a qualidade de vida. Este estado de tensão e alerta continuo é um reflexo de situações de frustração e conflito.

É interessante observar como cada um de nós reage de modo diferente às experiências relacionadas aos eventos estressores no dia-a-dia…

Fatores causadores do estresse podem estar relacionados a ameaças reais externas como insegurança, problemas de saúde, sobrecarga de trabalho, desemprego, revezes financeiros, conflito nos relacionamentos, perdas, medos, etc… Ou também relacionados a fatores internos, normalmente ameaças subjetivas que tem origem na sensibilidade afetiva de cada um de nós, a forma como reagimos aos desafios e conflitos impostos pela vida.

Entendendo o funcionamento, quando o cérebro percebe o estresse, o corpo reage liberando hormônios como adrenalina e cortisol, suas armas de defesa. Enquanto a ameaça persistir ou se agravar, estes hormônios continuam a ser liberados e acabam causando prejuízos à saúde.

Neste estágio, quando você está estressado o tempo todo, num quadro negativo crônico, seu corpo pode sofrer alterações significativas tanto nos sintomas físicos, como distúrbios gastrointestinais, elevação da glicemia, aumento da pressão arterial, tensão muscular, queda anormal de cabelo, dor de cabeça frequente, insônia, baixa imunidade, etc… E nos sintomas emocionais como irritabilidade, oscilações de humor, angustia, problemas de concentração e memória, ansiedade, depressão e mudanças no apetite. Estes são alguns exemplos de sinais indicadores do estresse crônico.

A aromaterapia é parte integrante da fitoterapia, mas sua ação terapêutica é bem diferente. Sua aplicação no processo de estresse, contribui com a redução  do impacto destes sintomas psicológicos e fisiológicos, graças à ação olfativa, farmacológica e bioenergética dos aromas.

Para o tratamento dos problemas emocionais no estresse, o olfato é o caminho mais rápido e direto para atingir o sistema límbico, região do cérebro responsável pela memória, sentimentos e emoções. É nessa região, onde reside a essência secreta de nosso ser, que as moléculas aromáticas estimulam os neurotransmissores para ações que podem provocar sensações estimulantes, relaxantes e sedativas.

As propriedades terapêuticas para o equilíbrio do corpo e da mente, são encontradas em óleos essenciais com garantia de 100% de pureza. Seus benefícios podem ser obtidos por meio de massagens, banhos, vaporização e a inalação.

Por sua intensidade complexa, os óleos essenciais não devem ser utilizados diretamente na pele. Precisam ser diluídos em óleos vegetais ou cremes neutros para aplicação com uma margem segura de 2% em média (exemplo: 6 gotas de óleo essencial para 30 ml de óleo vegetal).

Existem varias sugestões de óleos essenciais para equilíbrio em situações de estresse. Eles podem ser utilizados individualmente ou em sinergia, combinados a 1 ou 2 outros óleos dependendo da situação. Exemplos de óleos essenciais com propriedades relaxantes e estimulante: Cipreste, Lavanda, Laranja Doce, Bergamota, Ylang Ylang, Gerânio, Sálvia esclaréia e Manjericão.

Essa prazerosa ferramenta terapêutica não deve ser subestimada. Quando os óleos essenciais são utilizados corretamente para o tratamento dos desequilíbrios causados pelo estresse, eles restabelecem o bem-estar, a harmonia e equilíbrio do corpo.

A escolha dos óleos mais adequados para cada circunstancia devem ser cuidadosamente selecionados para uma intervenção mais efetiva. Um profissional capacitado com conhecimentos em aromaterapia é capaz de auxiliar na escolha dos óleos essenciais que serão utilizados no combate as situações de estresse encontradas em cada caso.

Um grande abraço,

Gleise

Anúncios
Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Saúde, Terapias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: