Os relacionamentos podem ser uma importante causa de estresse para a maioria das pessoas. No entanto, relacionamentos de boa qualidade ajudam a nutrir a nossa saúde e o nosso bem-estar.
Para obter sucesso em nossos relacionamentos, é essencial que se desenvolva uma sintonia emocional entre as pessoas. Essa capacidade de enxergar o outro, compreender seus sentimentos e ser receptivo às suas idéias, é definida como habilidade empática, fator essencial para estabelecer relacionamentos saudáveis na vida pessoal e profissional.
“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.” Carl Rogers
A incapacidade de lidar com as próprias emoções pode gerar conflitos, discussões e frustrações. Mas ao contrario, quando nos tornamos conscientes de nossas próprias emoções e sentimentos, aumentamos nossa autoconfiança, conquistamos o equilíbrio emocional e afetivo e favorecemos a qualidade da interação com o outro.
As pessoas realmente confiantes e coerentes sobre as próprias crenças e valores não temem conceder espaço ao outro ou mesmo entrar no espaço deste respeitando suas diferentes crenças e valores. Elas simplesmente reconhecem a importância do outro e criam uma comunicação clara e respeitosa.
“A disposição para abrir mão, por alguns instantes, dos próprios interesses, sentimentos e perspectivas e se dedicar a ouvir e compreender, sem julgar o que a outra pessoa sente, pensa ou deseja, constitui o que é conhecido como empatia.” Falcone
A consciência dos próprios estados mentais e emocionais, é um recurso na escolha de como devemos reagir nas experiências vividas com outras pessoas. Assim sendo, a prática do autocontrole emocional contribui com decisões e reações positivas, fazendo do individuo uma pessoa bem sucedida.
Esse autoconhecimento nos leva a uma percepção clara de nosso estado de espirito, facilitando o reconhecimento e entendimento dos sentimentos alheios, melhorando a convivência e estreitando as relações.
Grande abraço,
Gleise
Deixe um comentário