Porque é tão difícil aceitar e conviver com o diferente?

Ser diferente

As diferenças são necessárias !!!      Sim, isso é uma afirmação.

Então por que é tão difícil aceitar e conviver com o diferente?

Sem as diferenças, perdemos uma grande oportunidade de crescimento pessoal. A interação com a história de outras pessoas costuma gerar experiências e influências recíprocas e isso facilita nossa evolução.

Aceitar o outro sem julgamentos e comparações pode ser uma fonte de experiência enriquecedora.

A dificuldade em aceitar as características diferentes de seu semelhante, sejam elas quais forem –  muito baixo ou muito alto, gordo demais ou magro demais, cor da pele ou nacionalidade, preferência sexual ou nível social, enfim… qualquer que seja o motivo desta dificuldade, barreiras de convivência que limitam esta interação acabam sendo criadas. E isso é  triste, porque perder esta oportunidade de troca  interfere no desenvolvimento humano.

Este comportamento nocivo na dinâmica social pode ser desencadeado por sentimentos negativos de inveja, ciúme, raiva, repulsa, medo ou por uma percepção de ameaça.

A influência dos diferentes grupos, sejam eles familiar, escolar, profissional, entre outros que participamos em nosso processo de construção, estabelecem padrões, valores e crenças que determinam nossa reação em situações que vivemos.

Para lidar com esta posição de menor tolerância é preciso investir em autoconhecimento e reflexão sobre como podemos interagir de maneira positiva com as outras pessoas. Antes de julgar é preciso questionar nossos pensamentos e atitudes. Para afirmar a minha identidade pessoal, não preciso ignorar ou excluir o outro e sim sentir que tanto eu como ele e qualquer outro fazemos parte do todo.

Somos todos diferentes. Devemos reconhecer que a diversidade humana é uma riqueza que deve ser respeitada e valorizada como fator importante para o crescimento pessoal e para a criação de uma sociedade mais justa e saudável.

Fique bem!

Um grande abraço,

Gleise

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em Auto Conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: