Você já fez sua vitamina D hoje?

Vitamina D

Desfrutar dos saudáveis benefícios do Sol é uma poderosa terapia! 

Bons níveis de vitamina D aumentam a capacidade do organismo em combater infecções e na prevenção de doenças.  

Associada à saúde óssea, um número crescente de pesquisas tem demonstrado que sua função vai além do metabolismo do cálcio e da formação óssea; ela desempenha também papel importante na regulação do sistema imunológico. 

Várias doenças autoimunes estão sendo relacionadas à deficiência de vitamina D. Entre elas estão a diabetes tipo 1, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus e artrite reumatóide.

A deficiência desta vitamina ainda  esta associada ao aumento de risco para desenvolver doenças graves como alguns tipos de câncer ( próstata, mama, ovário, cólon), depressão, psoríase, esquizofrenia, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Destacada sua importância para a manutenção, prevenção e tratamento da saúde, fica a preocupação pelos baixos níveis de vitamina D em proporções epidêmicas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 50% da população mundial apresenta valores baixos desta vitamina no sangue.

Ficou surpreso em saber que exposição adequada ao sol pode fazer por sua saúde?

O organismo fabrica cerca de 80% de vitamina D pela ação da luz do sol sobre a pele. 

Por conta da maior emissão de raios UVB para a síntese desta vitamina, o melhor horário de exposição ao Sol é entre 10h e 16h por um período de 15 minutos ao dia, com maior área de pele exposta possível e sem uso de protetor solar. Este tempo de exposição pode variar de acordo com o tom de pele.

O consumo habitual de alimentos como: peixes de águias frias, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, leite e derivados fornecem os 20% restantes da necessidade diária desta vitamina.

Em caso de deficiência, quando a luz do sol e a alimentação não atingem a quantidade recomendada de vitamina D, a opção é o uso de suplemento oral, que deve ser usado sob orientação médica ou de um nutricionista.

Fazer exames periódicos de sangue para avaliar a concentração de vitamina D é uma medida valiosa para manter níveis adequados e reduzir o risco de diversas doenças. Essa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para a sua saúde!

Um grande abraço,

Gleise

 

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Nutrição, Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: