Você já ouviu falar sobre o mito grego da caixa de Pandora?
Pandora, a primeira mulher, recebeu uma caixa e instruções para não abri-la, mas não lhe disseram porque. Para ela, a vida era perfeita, como no mito do Jardim do Éden. Entretanto, novamente o fruto proibido foi irresistível e Pandora abriu a caixa. Dela saíram todos os demônios do mundo sob a forma de insetos com ferrões, que picaram Pandora e se espalharam alegremente pelo mundo, como um exército de gênios maldosos.
Uma criatura foi deixada na caixa – a esperança. A esperança teve de implorar para ser libertada, pois Pandora estava com medo de abrir a caixa pela segunda vez. Quando a abriu, a esperança a consolou.
O mito é cheio de significados… Um deles é que sempre há esperança.
A esperança é o oposto da preocupação e da depressão; ela encerra a promessa de um futuro melhor. “Falsa esperança” é uma contradição. Toda esperança é real se nos levar a agir para trazer o futuro que desejamos até o momento presente.
A esperança não tem sentido a não ser que estimule a ação. Ela não é uma desculpa para esperar passivamente que as coisas melhorem, mas uma inspiração para criar um futuro que vale a pena. (Texto de McDermott e O’Connor – Livro NLP and Health)
Definir objetivos é criar o próprio futuro e do jeito que você quer.
Livre-se das desculpas.
Um grande abraço,
Gleise
Deixe um comentário