Somatização

pawel-szvmanski-BPxS6IZkqHE-unsplash (2)

Quando surgem queixas de sintomas e estes não são explicados após uma avaliação médica é provável que eles estejam relacionados à somatização, uma manifestação de conflitos  e angustias psicológicas que geram sensações de  desconforto no corpo físico.

“Lipowski (1988) propõe que a somatização é uma tendência que o indivíduo tem de vivenciar e comunicar suas angústias de forma somática, isto é, através de sintomas físicos que não têm uma evidência patológica, mas atribuidas a doenças orgânicas, levando-o a procurar ajuda médica.” 

Geralmente tais manifestações estão relacionadas a diferentes tipos de sofrimento emocional, sendo os mais frequentes: tristeza, frustração, angústia, negativismo, síndromes ansiosas e depressivas que podem desequilibrar a interação de substâncias no organismo, alterando a sintonia entre o corpo e a mente. Dependendo da intensidade das emoções e da sensibilidade do corpo, podem se manifestar sob a forma de sintomas físicos diversos: cansaço, fraqueza, fadiga, palpitações, dores, dificuldade na respiração, sudorese nas extremidades, taquicardia, aperto no peito, alterações do sono e apetite. 

São sintomas que podem refletir um pedido inconsciente de ajuda e atenção.

O sofrimento em geral está associado a sentimentos não expressados ou não identificados. A repressão e negação da dor, do sofrimento ou da perturbação emocional, podem ser a causa de grande tortura mental.

O acolhimento e a compreensão do sofrimento psíquico tratados com a utilização de técnicas terapeuticas complementares, permite a redução da ansiedade e do estresse comuns nestas pessoas e promovem o bem-estar por meio de relaxamento e estimulam o  equilíbrio do corpo e o meio em que vive.

O caminho para se reencontrar a saúde e qualidade de vida está em admitir dentro de nós com honestidade a dor emocional que possa existir. Voce é honesto consigo mesmo sobre isso ???

Um forte abraço,

Gleise

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Auto Conhecimento, Saúde, Terapias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: