A influência das emoções sobre a saúde.

psicosomatica

As tensões e pressões vividas diariamente são resultados da vida moderna. A interação do homem neste meio, pode gerar um alto nível de estresse ou ansiedade, que por sua vez podem motivar distúrbios psicossomáticos com manifestações de sintomas físicos, tendo como origem um sofrimento emocional não consciente.

É comum as pessoas desenvolverem preocupação com os sinais e sintomas decorrentes destas manifestações, como também é comum  negarem a influência do sofrimento psíquico que ameaça sua saúde integral.

O estresse tem trazido avanços no esclarecimento de doenças psicossomáticas, nas quais frustrações, problemas afetivos e insucessos, acarretam distúrbios orgânicos. Se estamos preocupados, tensos ou ansiosos, o nosso corpo tem a tendência de adoecer mais facilmente (Costa,1997).

Quando o organismo é estimulado por um agente estressor psicologicamente significativo, ocorrem alterações fisiológicas, que podem desencadear ou agravar sintomas, dependendo da predisposição individual e história de vida.

Neste contexto é importante uma abordagem holística, que consiste em liberar e direcionar as energias nos diferentes níveis do ser humano (físico, mental e emocional). O objetivo a ser atingido é o equilíbrio em todos os níveis já que a interdependência entre eles é indiscutível.

A integração corpo e mente, nos estimula a refletir sobre o poder das emoções, como elas podem refletir de forma positiva ou negativa sobre a nossa saúde. A influência da mente e das emoções nos estados de saúde, surgem das experiências afetivas e emocionais que vivemos. O prejuízo se manifesta quando há dificuldade em reconhecer e verbalizar estes sentimentos e emoções.

Devemos considerar honestamente que os sintomas podem nos mostrar aquilo que até o momento não quisemos perceber. É um alerta para observar e analisar a verdadeira causa de nosso desconforto e sofrimento.

Aprender reconhecer e expressar seus sentimentos parece ser o caminho para uma vida com mais saúde.

Grande abraço,

Gleise

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Auto Conhecimento, Saúde
2 comentários em “A influência das emoções sobre a saúde.
  1. Adriana disse:

    Eu, graças a você, superei minha gastrite crônica! Não tem idéia do quanto sou grata por isso! Bjoks na alma! Dri! ❤

    Curtir

  2. Gleise Bini disse:

    Fizemos um ótimo trabalho! Muito orgulhosa de você minha querida! Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: