Não se preocupe demais!

carpe diem

Quando as preocupações são excessivas se tornam um hábito. Restringem nossa liberdade e consomem nossa energia com o aumento da ansiedade.

De que adianta sofrer por antecipação?… Esse hábito nocivo de imaginar o que pode vir a acontecer e tentar controlar o futuro, pode fazer com que você se sinta responsável ou impotente diante de uma situação, porque tudo que você imaginar pode sair errado. É um círculo mental vicioso com uma sequencia de pensamentos negativos e comportamentos no imaginário que podem criar um estresse real no corpo. O excesso de preocupação é capaz de  gerar sintomas físicos que incluem problemas gastrointestinais, insônia, opressão no peito, tensão muscular, sudorese e mal-estar generalizado.

Quando se encontra neste círculo negativo, a mente pré-ocupada inibe a ação e esta, mesmo quando enfrenta problemas reais, não consegue agir para solucioná-los, por estar inundada de medos e inseguranças. Não se arrisca, fica sempre na defensiva e deixa de realizar coisas importantes em sua vida que poderiam resultar em  satisfação e prazer.

Já que a preocupação improdutiva não leva a solução de problema algum, é preciso mudar! Ficar consciente de que existe muito diálogo interno inútil e estressante, uma tentativa ansiosa e frustrada de antecipar o futuro incerto e desconhecido.

Este é o momento de identificar e avaliar a origem dos padrões de pensamentos negativos. Corrigir estes padrões distorcidos. Aprender a viver mais no presente,  no aqui e agora. As escolhas que fazemos hoje é a única garantia de futuro que temos.

Ninguém está imune às preocupações. Elas são inerentes ao ser humano. Mas quando essas se tornam excessivas, consideradas difíceis de controlar, um obstáculo às realizações e conquistas, a ajuda profissional é sempre bem vinda.

Reduzir o excesso de preocupações alivia a ansiedade e devolve o controle da sua vida.

Um grande abraço,

Gleise

Anúncios
Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Auto Conhecimento, Saúde
Um comentário em “Não se preocupe demais!
  1. Exxxxcelente como sempre! ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: